Rinoplastia: O que é? Como é feita? Cuidados, recuperação e mais!

Seja por questões estéticas ou funcionais, as cirurgias no nariz estão cada vez mais comuns entre as pessoas. Se você busca mais informações sobre rinoplastia, confira o artigo a seguir e esteja mais preparado para sua consulta com um médico cirurgião-plástico.

 

Rinoplastia

 

O que é rinoplastia?

Rinoplastia é qualquer tipo de cirurgia plástica feita para remodelar ou reconstruir o nariz. Pode ser feita por intenções estéticas, para diminuir, afinar ou erguer a pontinha, por exemplo; ou também por fatores respiratórios.

 

Na maioria dos casos, é considerada um tipo de cirurgia simples e com riscos mínimos.

 

Tipos de rinoplastia

 

Rinoplastia estética:

A posição central do nariz tem grande impacto na aparência de uma pessoa, logo se ela não está satisfeita com o formato do seu nariz, pode não gostar do seu rosto como um todo. Para isso, uma opção é a rinoplastia estética, que readequa as proporções do nariz ao rosto com simetria e harmonia.

 

Rinoplastia funcional:

Este tipo é buscado quando há a necessidade de melhorar funções respiratórias, as quais estão debilitadas e afetam a saúde da pessoa. Os principais problemas ajustados por essa cirurgia são desvio de septo ou tamanho excessivo dos cornetos.

 

Rinoplastia étnica:

Toda raça tem características próprias, incluindo o formato e tamanho do nariz. E esse tipo de cirurgia tem o objetivo de otimizar o formato desse nariz, sem abandonar os traços étnicos em si, tendo como objetivo trazer um equilíbrio simétrico no rosto.

 

Rinoplastia reconstrutiva:

Seja por causa de traumas, acidentes ou doenças, pode haver a necessidade de uma reconstrução completa do nariz. Geralmente, é feita através de inserção de tecidos do próprio paciente, devolvendo uma aparência aceitável à estética da pessoa.

 

Rinoplastia secundária:

São cirurgias que visam a correção de pontos estéticos ou funcionais causados por rinoplastias realizadas anteriormente, seja por erro médico, erros de cuidados pós-operatório ou percepção de algum ajuste necessário.

 

Como é feita a rinoplastia?

 

Existem 2 formas de fazer uma rinoplastias. No método aberto (Exorrinoplastia), o cirurgião faz uma pequena incisão externa na parte inferior do nariz, acima do lábio, e puxa os tecidos de revestimento do nariz para visualizar melhor a área.

 

Mais indicado quando o objetivo é uma grande alteração estética no nariz. No método fechado (Endonasal), todo o procedimento é feito internamente, com nenhum tipo de corte externo; indicado para cirurgias mais ágeis e não deixa nenhuma cicatriz aparente. A escolha do método fica a cargo do médico que fará a cirurgia.

 

O modo que a cirurgia é feita depende do objetivo. Para diminuição, são feitas técnicas de raspagem e lixamento; para remodelamento, podem ser feitos enxerto de cartilagem, implante de próteses ou outros tipos de preenchimento local.

 

como é feita a Rinoplastia

 

Também existe a técnica de fratura nasal, que consiste na raspagem óssea para afinar ou ajustar o nariz, seja por estética ou para reparar danos de acidentes, por exemplo.

 

Dependendo da complexidade da cirurgia, a anestesia pode ser do tipo geral ou local com sedação. No caso da anestesia geral, o paciente deve ser intubado com respiração auxiliada.

 

Cuidados antes e depois da rinoplastia

 

Antes da rinoplastia:

Consultar o médico especificando suas necessidades, enquanto ele avalia a sua saúde, pede exames se necessário e sugere possíveis soluções através da rinoplastia.

Você deve estar saudável, sem infecções ou doenças.

Planeje sua rotina de estudos ou trabalho para o tempo de recuperação de 2 a 3 semanas;

Não tomar substâncias que afetem sua coagulação sanguínea por 2 semanas antes da cirurgia, como vitamina E ou ácido acetil salicílico, dentre outros remédios;

Não fumar por 15 dias antes da cirurgia;

Não tomar bebidas alcóolicas;

Alimente-se bem;

Tenha certeza de que não está grávida;

Adie a cirurgia em casos de gripes, herpes ou outra infecção;

Tenha jejum total por 8 horas antes da cirurgia.

Depois da rinoplastia

Manter o nariz imobilizado, não removendo por nada o curativo cirúrgico;

Evitar tocar na região operada;

Mantenha o repouso absoluto até o 15º dia; depois, retornar às atividades normalmente sem esforços pesados ou exercícios físicos;

Médico pode indicar descongestionantes para facilitar a respiração nos primeiros dias;

Nada de comer alimentos pesados ou que exijam muita mastigação;

Se houver dores, tomar os analgésicos recomendados pelo médico;

Para dormir, manter cabeça elevada com um travesseiro alto;

Evitar movimentos bruscos com a cabeça ou levantar da cadeira de uma vez, por exemplo, tenha sempre movimentos suaves;

Não pode assoar o nariz.

 

Recuperação da rinoplastia

 

O tempo de recuperação médico da rinoplastia varia de 7 a 15 dias, e para uma rotina mais pesada, como esportes ou outras atividades que ofereçam risco nasal, pode voltar ao normal somente após 2 ou 3 meses da cirurgia e sob orientação médica.

 

Não é uma recuperação dolorosa. Em média, o inchaço todo some em 2 meses após a cirurgia. Faça todos os passos recomendados pelo médico no pós-operatório e tudo será ainda mais tranquilo.

 

Quanto tempo dura uma cirurgia plástica de nariz?

Leva cerca de 2 horas do início ao fim numa rinoplastia. No mesmo dia o paciente já pode ser liberado e deve seguir as recomendações de cuidados pós-operatórios do médico, como também agendar retorno.

 

Nos casos de rinoplastia funcional, o paciente tem necessidade de permanecer internado sob observação de 12 a 24 horas.

 

Quanto tempo de repouso após a cirurgia?

 

O tempo de repouso recomendado pelos médicos é de 7 a 15 dias.

Unimed
Sul América
GEAP